Buscar
  • jukawase

Saiba mais sobre a Cirurgia Refrativa

Atualizado: 22 de dez. de 2020

A cirurgia refrativa, mais comumente conhecida como “cirurgia de miopia” é um dos procedimentos utilizados para correção da ametropia dos pacientes (grau dos óculos), corrigindo tanto a miopia, astigmatismo e hipermetropia.




Em geral pacientes acima de 21 anos com grau estabilizado e que preenchem alguns critérios específicos, como córnea regular e espessura suficiente são candidatos a esta forma de correção visual com sucesso.


Existem 2 modalidades principais de cirurgias: PRK e LASIK. No PRK ocorre retirada do epitélio da córnea (camada mais superficial) com colocação de lente de contato para melhorar cicatrização e promover maior conforto.


Na outra técnica (LASIK), é confeccionado um flap(lamela) , que após a cirurgia é reposicionada sem suturas(pontos), promovendo uma reabilitação visual mais rápida. Em ambos os casos ocorre a aplicação de laser para corrigir a ametropia (grau dos óculos), após a desepitelização no PRK e confecção do flap no LASIK. Antigamente a cirurgia de LASIK era realizada com uma lâmina automatizada, atualmente o flap é confeccionado com laser, sendo mais segura e efetiva.


Apesar do resultado final ser similar, a cirurgia de FemtoLASIK (LASIK a laser) apresenta recuperação visual mais rápida e pós-operatório mais confortável.


Os sistemas mais modernos de laser possuem o mecanismo de “eye tracking” , cuja finalidade é acompanhar o movimento dos olhos.


Para alguns casos específicos existem outras técnicas como SMILE e implantes de LIO’s fácicas.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo