top of page
Buscar
  • jukawase

O que é o Ceratocone?!

Atualizado: 21 de dez. de 2020

O ceratocone é uma doença que afeta o formato e a espessura da córnea (camada transparente e superficial que fica na frente da íris), provocando a distorção de imagens. Inicia-se geralmente na adolescência ou pré-adolescência. Raramente desenvolve após os 30 anos e , quando presente, raramente progride nesta idade.

É provável que o ceratocone seja hereditário e está associado a doenças alérgicas. Por isso nunca é recomendado coçar os olhos e ,em pessoas com sono agitado e apnéia do sono, evitar dormir com os olhos apertados contra o travesseiro para evitar traumas.


O principal sintoma é a visão borrada e distorcida. Pacientes podem relatar também piora dos sintomas a noite e dificuldade para se adaptar com os óculos.


O tratamento inicial consiste em receitar óculos e lentes de contato para melhorar a visão e colírios para diminuir a coceira dos olhos.


Os tratamentos cirúrgicos são:


• Crosslinking: Procedimento que possui a finalidade de aumentar a resistência mecânica da córnea. Com isso, há menor chance de progressão do ceratocone. Embora em alguns casos possa ocorrer melhora parcial do ceratocone, o intuito é apenas impedir a progressão da doença.


• Implante de Anel Corneano: é a alternativa cirúrgica para o transplante de córnea. é realizado implante de segmentos de anel corneano (anel intra-estromal). Os segmentos tentam regularizar a córnea, melhorando a acuidade visual e diminuindo, na maioria dos casos, o grau dos óculos. O procedimento, realizado com anestesia local, oferece o benefício de ser reversível e substituível. Alguns pacientes após o implante do anel tem uma progressão mais lenta do ceratocone.


• Transplante de Córnea: Deve ser realizado apenas se as outras medidas não tiverem sucesso, pois o acompanhamento é realizado por toda a vida.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page